Morte no Nilo chega aos cinemas brasileiros; confira outras adaptações de obras de Agatha Christie


Adaptação da obra de Agatha Christie chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira (10). (Foto: Divulgação/20th Century Studios BR)

Depois de ter a data de estreia adiada, Morte no Nilo chegou, finalmente, às salas de cinema brasileiras. A adaptação da obra homônima de Agatha Christie é um reboot da versão lançada em 1978. Saiba um pouco mais sobre o enredo e conheça outras adaptações de histórias da Rainha do Crime.

Quem foi Agatha Christie?


Agatha nasceu em 15 de setembro de 1890 e morreu em 12 de janeiro de 1976. (Foto: Divulgação)

Agatha Christie foi uma escritora britânica que teve grande destaque no gênero romance policial. A autora, que viveu de 1890 a 1976, recebeu a alcunha de Rainha/Dama do Crime devido ao grande sucesso das suas obras.

A romancista escreveu mais de oitenta livros - alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott –, cuja maioria foi traduzida para mais de 100 idiomas em todo o mundo.

Em 2017, Agatha foi eleita pelo Guinness World Records como a autora como "autora mais traduzida", com 7.236 traduções derivadas de suas obras escritas catalogadas pelo Index Translationum da Unesco. Ela também foi designada pelo Guinness como a "autora com mais livros vendidos no mundo", somando, ao todo, mais de quatro bilhões de cópias.

A fama da escritora chamou a atenção até da Rainha Elizabeth II. A rainha do Reino Unido condecorou Agatha com o título de Dama-Comendadora da Ordem do Império Britânico em 1971 – título feminino equivalente ao "sir".


(Foto: Reprodução/Internet)

Entre os personagens mais famosos da Rainha do Crime, estão o detetive Hercule Poirot e a detetive amadora Miss Marple. Algumas histórias protagonizadas por eles foram adaptadas para o cinema no século XX e no século XXI. A mais recente delas é Morte no Nilo, que estreou no Brasil na última quinta-feira (10).

O que acontece em Morte no Nilo?



(Foto: Divulgação/20th Century Studios BR)

O detetive belga Hercule Poirot (no filme, interpretado por Kenneth Branagh) decide viajar para o Egito durante suas férias. Entretanto, os dias de sossego acabam mais rápido do que ele pensava: a bordo do cruzeiro onde ele viajava vira cenário de um assassinato. E quem estaria mais apto a resolver o mistério senão o grande detetive?

A vítima é a jovem herdeira Linnet Ridgeway (no filme, interpretada por Gal Gadot), que viajava em lua de mel. Algumas pessoas que estavam a bordo tem motivos claros para cometer o assassinato, outras não, mas todos são suspeitos.

O elenco conta com Kenneth Branagh (Tenet), Gal Gadot (Mulher Maravilha), Emma Mackey (Sex Education), Armie Hammer (Me Chame Pelo Seu Nome), Annette Bening (Beleza Americana), Letitia Wright (Pantera Negra), Tom Bateman (Da Vinci's Demons), Rose Leslie (Game Of Thrones) e Sophie Okonedo (Doctor Who).

O longa foi dirigido por Kenneth Branagh (Thor e Assassinato no Expresso do Oriente), e tem roteiro de Michael Green (American Gods e Heroes).

Confira o trailer de Morte no Nilo:


Essa não é a primeira vez que Morte no Nilo é adaptado cinematograficamente. A história ganhou um filme em 1978 – que está disponível no Youtube –, assim como outros enredos de Agatha Christie.

Confira as obras de Agatha Christie adaptadas recentemente:

Assassinato no Expresso do Oriente (2017)


(Foto: Divulgação/Century Fox)

Em meio a uma viagem, o detetive Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, ele embarca no Expresso do Oriente, que está “por acaso” está cheio para aquela época do ano. A viagem parece tranquila até que, durante a madrugada, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar.

A parada repentina não é o único motivo para preocupação durante a viagem: na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Com o trem parado por causa da neve e um assassino a solta, Poirot precisa resolver o mistério antes que mais alguém seja assassinado.

Assassinato no Expresso do Oriente deixa um desfecho apontando pra uma sequência, Morte no Nilo. O diretor dos filmes, Kenneth Branagh, quer fazer um Universo Cinematográfico de histórias de Agatha Christie.

Assim como no filme Morte no Nilo, o longa é protagonizado por Kenneth Branagh (Hercule Poirot). No elenco também estão Johnny Depp (Edward Ratchett), Michelle Pfeiffer (Caroline Hubbard), Josh Gad (Hector MacQueen), Derek Jacobi (Edward Masterman), Penélope Cruz (Pilar Estravados), Willem Dafoe (Gerhard Hardman) e Daisy Ridley (Mary Debenham).

Assassinato no Expresso do Oriente está disponível no streaming Star+.

O longa de 2017 não é a primeira vez que o enredo ganha uma versão cinematográfica. Em 1974, a obra de Agatha Christie ganhou uma adaptação.

Os Crimes ABC (2018)


(Foto: Ben Blackall/Divulgação)

O detetive Hercule Poirot começa a receber cartas de um assassino que anuncia suas futuras vítimas através de letras do alfabeto. Ao perceber que não se trata de uma coincidência ou brincadeira de mau gosto, Poirot vai à polícia informar sobre o que está acontecendo e tentar ajudar com a investigação.

A série da BBC tem três episódios e conta com John Malkovich (Quero Ser John Malkovich), Eamon Farren (Acorrentados) e Rupert Grint (saga Harry Potter). Também estão no elenco Freya Mavor (Skins), Anya Chalotra (The Witcher), Andrew Buchan (Lei de Garrow), Bronwyn James (Wild Bill), e Eve Austin (Nossas Meninas).

O seriado dirigido por Alex Gabassi (Romeo Reboot) está disponível no Globoplay.

Assim como outras obras cinematográficas, a versão de 2018 não é a primeira versão de Crimes do ABC. A história já ganhou adaptação em 1965 e em 1992.

A Casa Torta (2017)


(Foto: Divulgação)

A vida da família Leonides, que mora numa mansão na Inglaterra, tem uma reviravolta quando o patriarca imigrante grego de 80 anos, Aristide, é assassinado. A principal suspeita é a sua esposa, que é 50 anos mais jovem. Mas a verdade pode não ser tão simples quanto parece.

O caso é investigado pela neta mais velha junto ao namorado, o filho do inspetor chefe da Scotland Yard. Todos os presentes são suspeitos de ter cometido o assassinato.

O longa dirigido por Giles Paquet-Brenner (A Chave de Sarah) está disponível no Youtube.

No elenco estão Glenn Close (101 Dálmatas), Max Irons (A Garota da Capa Vermelha), Gillian Anderson (Arquivo X), Stefanie Martini (Prime Suspect 1973) e Christina Hendricks (Mad Men).

E Não Sobrou Nenhum (2015)


(Foto: Divulgação)

Oito estranhos são convidados para visitar uma pequena ilha localizada na costa de Devon, na Inglaterra. Isolados do resto do mundo, eles são recebidos pelos anfitriões Sr. e Sra. U.N. Owen, que passam a maior parte do tempo ausentes. Essas dez pessoas não têm nenhuma ligação aparente, mas foram selecionadas por bons motivos.

O convite misterioso para passar o período na ilha se torna macabro quando alguns membros do grupo começam a sumir. Os convidados percebem que há um assassino entre eles, e o pior: os assassinatos têm relação com uma música, Os Dez Negrinhos.

A canção inspirou o título original do livro (Ten Little Niggers/Indians), que posteriormente foi alterado para “E Não Sobrou Nenhum” para evitar o teor racista.

Em 2015, a história foi adaptada para uma série de três episódios, dirigida por Craig Viveiros (Assassinos de Aluguel). O elenco conta com Aidan Turner (O Hobbit: A Desolação de Smaug), Charles Dance (Game of Thrones), Maeve Dermody (Beautiful Kate), Toby Stephens (007 – Um Novo Dia para Morrer) e Douglas Booth (Lola).

Por ser um grande sucesso de Agatha Christie, a história foi adaptada várias vezes cinematograficamente. E Não Sobrou Nenhum tem versões de 1965, 1974, 1978 e 1989, sendo elas de várias nacionalidades.

Por Paloma Xavier
23 anos, natural de Recife e estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Gosto de histórias de mistério, investigação e suspense, mas às vezes saio do personagem”.
Instagram: @palomaxxavier
E-mail: palomaxxavier@gmail.com
Colaborador (a) do Clubinho
Colaborador (a) do Clubinho

Para saber mais sobre o/a autor/a, acesse a aba "Quem Somos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilha sua opinião! ♥