REQUENTADOS: Veronica Mars (2004)

(Imagem: Divulgação/Hulu)
"Esta é a minha escola. Se você estuda aqui, ou seus pais são milionários ou trabalham para milionários. Neptune, Califórnia. Uma cidade sem classe média."
No dia 22 de setembro de 2004, uma das mais cultuadas séries das últimas décadas chegava ao ar pelo canal estadunidense UPN, estrelado pela atriz Kristen Bell no papel título que dava nome a série, Veronica Mars. Ambientada na cidade praiana fictícia Neptune, na Califórnia, a série durou três temporadas, passou por dois canais (foi exibido no final pelo canal CW), um filme e ganhou um revival em 2019 pelo canal de streaming Hulu.

Extremamente aclamada por público e crítica, a série trouxe um roteiro que fugia dos clichês das séries adolescentes que borbulhavam na década passada, trazendo um ar fresco com histórias envolvendo crimes e investigações, com toques noir e somado a tudo isso, claro, ainda trazendo os dramas que uma adolescente possuía. Em tempos onde quase não existia personagens femininas fortes para uma juventude, Veronica Mars era um frescor para a galera mais jovem e sentia da crítica um apoio que era embalado por todo seu vigor natural, de uma protagonista simpática e independente.

A premissa da sua primeira temporada, sempre narrada pela Veronica, trazia como mistério principal o assassinato da sua melhor amiga, Lily Kane (Amanda Seyfried), irmã do ex-namorado, Duncan Kane (Teddy Dunn) e namorada de Logan Echolls (Jason Dohring). Filha do ex-xerife da cidade, Veronica passa a auxiliar seu pai nas investigações da empresa Mars Investigation, que o pai abriu após acusar erroneamente o pai da Lily como autor do assassinato. Além desses personagens do passado, temos a introdução de Wallace Fennel (Percy Daggs III), um estudante recém chegado que é salvo pela nossa protagonista e se torna seu braço direito; Weevil (Francis Capra), um líder de uma gangue de motoqueiros que acaba se tornando aliado; e Keith Mars (Enrico Colantoni), pai de Veronica.

A primeira temporada foi narrada em um total de 22 episódios e atraia em média 2.5 milhões de telespectadores. No decorrer de sua existência na televisão aberta, Veronica Mars foi indicada a vários prêmios e apresentou para o grande público o talento do Rob Thomas na escrita.

Dando continuidade a série, sua segunda temporada elevou os mistérios que a protagonista se envolvia. Logo no começo da temporada, um ônibus escolar cai de um penhasco na volta de uma viagem extraclasse. Nessa temporada, temos a explicação de um acontecimento que nos acompanhou em todo o desenrolar da primeira temporada e marcou bastante a nossa protagonista. Esse também marca o último ano dos nossos personagens no ensino médio e já no caminho da universidade. Na terceira e última temporada, temos como cenário o Neptune’s Hearst College e a investigação são sobre uma série de estupros que ocorre no campus.
 
(Imagem: Divulgação/Warner Bros. Television)

Finalizada de uma forma agridoce em 2007, a série ganhou um trailer que acontecia quatro anos após o final da série e trazia o titulo “Veronica no FBI”, e veio de bônus no box da terceira temporada da série (que nunca foi lançada no Brasil).

Enaltecida durante vários anos pelos mais ferrenhos fãs, em 2013, seis anos após a temporada final, um projeto de financiamento foi iniciado pelo Kickstarter para a produção do filme e em menos de 11 horas conseguiram arrecadar $2 milhões de dólares. No total, o arrecadamento foi de $5,7 milhões de dólares, e em 2014 o filme chegou nas telonas e foi escrito e dirigido pelo Rob Thomas com auxílio de Diane Ruggiero. O filme obteve críticas positivas e tem 79% de aprovação Rotten Tomatoes. A premissa conta com a nossa loirinha morando em Nova York em um período após o final da terceira temporada, forçada a retomar a sua cidade natal para tentar ajudar seu ex-namorado a sair de uma acusação de assassinato. O filme tem participação de vários nomes de personagens que fizeram participação durante os 3 anos da série e atores de renome como Jamie Lee Curtis, James Franco e Justin Long.

O tempo passou e quatro anos depois do lançamento do filme, o canal de streaming Hulu anuncia que vai trazer Veronica Mars de volta, dando uma continuidade para a série com o lançamento de uma quarta temporada, que foi lançada em 2019. Quinze anos depois, a série retomou trazendo como plot principal uma série de ataque de bombas em Neptune, colocando em risco todos os moradores da cidade.

Com novos personagens, a nossa querida não tão jovem espiã nos brinda com alguns momentos de esperteza e crescimento pessoal, mas ainda repete erros passados, nos deixando uma espécie de sentimento de inacabado, de estagnação. Longe de ser ruim, a nova temporada nos brinda com uma sensação de nostalgia, e mostra onde está uma personagem tão amada por nós. Kristen Bell, vivendo seu melhor momento, retorna com todo gás, mesmo com um roteiro que não condiz muito com as temporadas passadas. O final chocante, nos traz um termino distante do agridoce da terceira temporada e mais pra um amargo.

Uma nova temporada ainda não foi programada pelo Hulu e não tempos noticias de como foi a audiência da quarta temporada. Kristen Bell pode ser vista na comédia de sucesso disponível na Netflix, The Good Place, e recentemente na minissérie A Vizinha da Mulher da Janela. Além de ter retornado como a voz narradora no reboot de Gossip Girl, disponível na HBO Max – inclusive, todas as temporadas e o filme estão disponíveis no streaming.

Nota: 9/10
Adan Cavalcante
Adan Cavalcante

Para saber mais sobre o/a autor/a, acesse a aba "Quem Somos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilha sua opinião! ♥

Autoria de Clube do Café da Manhã. Tecnologia do Blogger.