RESENHA LITERÁRIA: Carrie Soto Está de Volta (2022)

(Foto: Adan Cavalcante)

"O Jogo é dividido em games. Você precisa ganhar mais games que o adversário para vencer o set. E mais sets para vencer o jogo", eu recitava de cor. 


Quem acompanha o Blog do Clubinho, sabe bem que essa casa serve a Taylor Jenkins Reid. Sempre que alguém ler algo da escritora, rapidamente você verá uma resenha sobre a obra aqui. Não poderia ser diferente com Carrie Soto Está de Volta. O quarto livro que se passa no jenkinsverse foi lançado esse mês de setembro, trazendo a tenista Carrie Soto como protagonista. Ela foi vista em Malibu Renasce, obra que fala sobre os filhos de Mick Riva.


Ao trazer Carrie Soto para contar sua história, Reid embarca em uma jornada totalmente diferente dos seus outros 3 livros. Ainda se passando no meio do entretenimento, tal qual o do cinema em Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, da música de Daisy Jones + The Six e as famílias famosas do entretenimento em Malibu Renasce, o foco agora vai totalmente para o mundo dos esportes, especificamente o do tênis.


Quando Soto, uma atleta legendária aposentada vê seu recorde ser ameaçado por uma tenista mais nova, ela decide voltar às quadras. A autora vê nesse fio da meada uma forma de explorar a vida desde cedo da protagonista, seus traumas e como o tênis a ajudou nos momentos mais difíceis. Além disso, ao trazer um número reduzido de personagens, tendo o foco central na Carrie, seu pai Javier e Bowe Huntley, seu interesse amoroso.


Narrado em primeira pessoa, com certas pausas de narrações esportivas e noticias de jornais, o livro mantém um timing muito bom, mantendo o leitor entretido da primeira à última página. Como a maioria de suas protagonistas, Carrie não é boazinha, amável e muitas vezes é dura, ranzinza. Por vezes, pode ser até difícil simpatizar com ela, mas isso muda a cada novo capitulo. Dentro do seu universo, é vista como uma “Vaca”, sendo apelidada desde cedo como "Machadinha de Guerra", tendo seu nome sempre associado a adjetivos que a diminuem como mulher.


Um dos focos aqui, como já tratado em Evelyn Hugo, é o papel da mulher na sociedade, principalmente na mídia do entretenimento. Carrie Soto não pode envelhecer. Aos 37 anos, ela já é considerada um dinossauro, algo para ser deixado no passado. Irrelevante. Ela também, mesmo que tendo ganho mais prêmios que muitos homens, ainda é segregada e em certo momento, fala para um personagem que acabaria com a raça dele, mesmo ele sendo homem.


Mulher, latina e longe de ser a pessoa mais amável no seu meio, Soto enfrenta a hostilidade da mídia sempre. Criando um casulo, que chegou até a afastar seu próprio pai, ela resumia sua vida apenas ao tênis. Quando a única coisa que ela sempre lutou se vê ameaçada, ela tira as raquetes do armário e começa um treinamento pesado. Ninguém botou muita fé em sua nova trajetória, que além da idade, possui uma fratura em um dos joelhos. Tudo leva a crer um fracasso iminente.


Carrie Soto está de Volta traz todos os ingredientes que fizeram nos apaixonar pela escrita de TJR. Ela conquista você com detalhes precisos, citações de suas obras é uma personagem dual, que aos poucos alcança sua redenção. É um livro sobre se reconhecer e principalmente, sobre crescer. As coisas evoluem e você não pode ficar presa no passado. É interessante acompanhar toda a caminhada de Soto, e muitas vezes, garanto, você fica sem ar nas cenas de partidas. Você quer que ela ganhe, mas ao mesmo tempo, ao conhecer o outro lado, você torce também que ela desista. É tudo muito complexo.


Ao final, quem ama o jenkinsverse vai adorar, mas quem nunca leu sequer nenhum livro dela, vai se apaixonar por essa história da mesma forma. Em suas 352 páginas, você passa por uma montanha de emoções, onde você chora, ri e termina satisfeito com a finalização de um arco necessário na vida da nossa protagonista.

P.S: Para quem gosta de cultura pop, vai amar as referencias a personalidade como a Princesa Diana ou Cameron Dias, tal qual filmes como Antes do Amanhecer e musicas noventistas. Um deleite só.   

Nota: 9/10
Onde Comprar? Amazon
Ano: 2022
Editora: Paralela
Páginas: 352


Adan Cavalcante
Adan Cavalcante

Para saber mais sobre o/a autor/a, acesse a aba "Quem Somos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilha sua opinião! ♥