Meu Vizinho Adolf e a mão estendida da empatia

(Foto: Luis Cano/ Divulgação)

Depois de uma vida atravessada pelos vazios que o nazismo deixou, o senhor Polsky, um sobrevivente do holocausto, vê pessoas estranhas chegando em sua região. Atento às características daquele grupo, logo percebe que se tratam de alemães. Certo de que seu vizinho é ninguém menos que Hitler, Polsky embarca em uma jornada para provar que suas suspeitas não são mera coincidência e o resto é história - que Meu Vizinho Adolf! nos conta em pouco mais de 1h30.

Confesso que, embora já tenha visto algumas propostas narrativas semelhantes, quis assistir ao filme por seu caráter cômico. Meu Vizinho Adolf! te convence a assisti-lo já nos primeiros segundos do trailer, sem muitas firulas. E, de fato, o longa, cujo roteiro é assinado por Leon Prudovsky e Dmitry Malinsky, entrega variadas cenas de alívio cômico. O que nos prende até o fim, no entanto, não é a comédia, mas sim a banalidade da narrativa que nos apresenta o cotidiano de dois senhores com estilos de vida nada complementares.

Determinado a coletar as provas de que precisa, Polsky se envolve com o vizinho e nos carrega junto nessa jornada. É um caminho sem volta, porque, em algum momento que não percebemos bem, Meu Vizinho Adolf! nos transporta a um embate pessoal: à medida que Polsky (ou nós mesmos) se envolve com o vizinho, a capa de vilão vai caindo e aquela pessoa, que pode ou não ser Hitler, vai se tornando um ser humano. Mas e se for Hitler mesmo? Podemos gostar desse personagem? Devemos nos permitir criar afeto? Queremos estender uma mão afetuosa aos problemas de alguém como ele?

São muitas as perguntas e não há garantias de que as respostas estão no final do filme, mas, certamente, elas estão em você. Assim como estão em mim. E são diferentes para cada pessoa. Um produto das nossas verdades e mentiras pessoais, da própria ética que subjetivamente construímos durante a vida… Uma grande e reflexiva questão.

Mas, se seu vizinho fosse Adolf Hitler, você estenderia a mão?

Nota: 9/10


Título Original: My Neighbor Adolf Direção: Leon Prudovsky Roteiro: Leon Prudovsky, Dmitry Malinsky Elenco: David Hayman, Udo Kier, Danharry Colorado, Jaime Correa, Kineret Peled, Olivia Silhavy, Jan Szugajew Distribuição: A2 Filmes
Colômbia/ Israel/ Polônia - 2022 - 96 min. - Comédia/Drama
Nota: 9
Carol Cassoli
Carol Cassoli

Para saber mais sobre o/a autor/a, acesse a aba "Quem Somos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilha sua opinião! ♥