Há 5 anos ‘The Elder Scrolls VI’ era anunciado, e nunca mais ouvimos falar dele

(Foto: The Elder Scrolls Online/Divulgação)

Eu me lembro como se fosse ontem…havia acabado de completar 18 anos e estava curtindo os últimos dias do meu intercâmbio em Los Angeles, que coincidentemente era onde estava acontecendo a E3, uma das maiores feiras de videogames do mundo, e onde as grandes empresas costumam anunciar seus novos títulos. Uma dessas empresas era a Bethesda, autora da minha saga de RPG favorita: The Elder Scrolls. O último título, Skyrim, havia sido lançado em 2011 e todo mundo estava aguardando ansiosamente pelo possível anúncio do sexto título de TES. E veio aí: The Elder Scrolls VI recebeu um teaser aos gritos e aplausos do público que acompanhava o painel (e eu, do meu quarto) apresentado por Todd Howard, o diretor da Bethesda.



Mas a alegria morreu na praia (ou tomou um fus ro dah) e, cinco anos depois, esse teaser de trinta segundos é praticamente tudo o que temos. E, apesar de Todd Howard prometer que TES VI vai ter conteúdo para uma década de jogatina, as especulações são de que demore ainda quase uma década para o seu lançamento. Essa demora foi justificada por boa parte da equipe da Bethesda estar engajada no desenvolvimento de ‘Starfield’, seu novo título de exploração espacial que sai no dia 6 de setembro deste ano (e que foi anunciado no mesmo dia de TES VI).


A alegria dela visitando o local onde a E3 estava acontecendo, mal sabia ela...

Na verdade, praticamente todos os jogos e atualizações divulgadas no painel da Bethesda, como 'Fallout 76' e 'Shelter', 'The Elder Scrolls: Online' e 'Blades' e 'Doom Eternal' já foram lançados há um certo tempo. Essa falta de atualizações criou um sentimento de abandono no fandom e é alvo de memes e algumas críticas. Nas redes sociais, jogadores zoam: “espero que meus netos possam jogar”, diz um comentário em inglês no Youtube; “eu vi esse trailer no Ensino Médio, hoje me formei na faculdade. Espero poder jogar esse jogo quando meu filho nascer”, diz outro perfil. Eu mesma nem tinha começado o curso de Jornalismo quando o jogo foi anunciado, e semana que vem apresento meu TCC!

Shirley Curry, conhecida por Skyrim Grandma, uma simpática senhorinha estadunidense de 86 anos que faz vídeos para o Youtube jogando o quinto título da saga viralizou em 2022 ao pedir para que a Bethesda acelerasse o lançamento do sexto jogo. “Quero jogá-lo antes de morrer”, disse a vovó, que inclusive protagonizou uma das outras poucas novidades do jogo: ela será eternizada como um NPC (personagem não-jogável) no título.



Quero ser a Shirley quando crescer (Reprodução)

Outras informações que temos, mas que carecem de confirmação, é de que o jogo será exclusivo para XBOX e PC, já que a Bethesda foi comprada pela Microsoft em 2020, e que ele possivelmente ainda está em pré-produção.

12 anos após o lançamento de The Elder Scrolls V: Skyrim, o jogo ainda é muito jogado e amado pela comunidade gamer, principalmente pela possibilidade do uso de mods que adicionam conteúdos novos feitos por fãs ou melhoram elementos originais do jogo. Além disso, de tempos em tempos a Bethesda lança o jogo em outra plataforma ou insere novidades (como pescaria, pois é), mas o hype de cinco anos atrás perdura e a ansiedade gerada ano após ano, painel após painel, onde TES VI sequer é citado deixa um gosto amargo no fandom, que depende de especulações, teorias e entrevistas para extrair o mínimo de possíveis conteúdos – sequer o local de Tamriel (continente fictício do jogo) onde o jogo vai se passar nós sabemos (a teoria mais famosa é de que será em Hammerfell).

Enquanto isso, só me resta esperar que no aniversário de 10 anos desse anúncio eu, com meus surtados 33 anos e, se Deus quiser, tempo, já esteja jogando esse título tão aguardado.



Anunciar um jogo 10 anos antes do seu lançamento... 'it just works'
Ângela Duarte
Ângela Duarte

Para saber mais sobre o/a autor/a, acesse a aba "Quem Somos".

Um comentário:

  1. Eu com meus surtados 35 anos, te digo com tranquilidade que, tempo você talvez tenha, o que te falte, talvez, seja paciência. 😘

    ResponderExcluir

Compartilha sua opinião! ♥