Xaveco em "Vitória": Quando um secundário, enfim, consegue o seu protagonismo

Crédito: Reprodução/MSP





















Olá, sou Luiz de França, e eu decidi começar esse texto com uma breve volta ao tempo. Imagine um Luizinho, de uns sete anos, que era curioso e gostava de ler até os outdoors nas ruas. Ele não tinha uma condição financeira tão boa, mas já se interessava pela leitura e por personagens em desenhos animados. Foi mais ou menos nessa época que o Luiz, na internet, conheceu o site da Turma da Mônica. Um lugar repleto de histórias em quadrinhos, que ele já tinha uma certa familiaridade — afinal de contas, que criança nascida nos anos 90 nunca tinha visto uma história da turminha nas bancas? —, mas nunca teve a possibilidade de ter uma coleção desses conteúdos em casa.

A partir deste momento, as historinhas da Turma da Mônica entraram na minha vida e nunca se despediram da minha rotina de leitura. Eu era completamente apaixonado pelos causos da Mônica, do Cebolinha e de todos os outros personagens. Porém, quando fui crescendo, fui percebendo que alguns gibis continham tramas um pouco mais adultas, aproximando-se até do politicamente incorreto, e davam destaque a personagens meio esquecidos da turminha. Algumas brincavam com o fato dos personagens estarem em um gibi, "quebrando a quarta parede", falando com os leitores, e isso me fascinou. O Emerson de Abreu, um dos roteiristas mais amados pelos fãs da Maurício de Sousa Produções, teve uma grande responsabilidade em dar luz a estes personagens secundários, como a Denise e o Xaveco, o que me deixou alucinado por toda e qualquer história os envolvendo.

Xaveco é um personagem que foi criado pelo Maurício de Sousa nos anos 60, ainda quando suas tirinhas eram publicadas em jornais. Inicialmente chamado de Chaveco, por seu cabelo lembrar a forma de uma chave, a troca do "Ch" para "X" veio por questões estéticas, continuando desta forma até hoje. Amigo do Cebolinha, Xaveco é ingênuo e atrapalhado, o que chamou a atenção de vários leitores da Turma da Mônica. Após vários anos de produção dos gibis, e algumas mudanças de narrativa feitas por roteiristas como o Emerson de Abreu, o personagem ficou marcado por ser alvo de piadas dos seus amigos pelo seu papel de secundário nas histórias, servindo como um suporte para as tramas dos outros. A personalidade e status fizeram com que Xaveco ganhasse grande atenção dos leitores na internet, sendo citado por muitos como o "secundário favorito" ao lado da Denise, sua amiga e crush romântico em algumas edições.

Então, por anos, esperei um gibi em que o Xaveco, meu secundário favorito, protagonizasse e aparecesse na capa. Em 2021, até ganhei esse gostinho quando saiu a HQ especial Xaveco e Denise - Secundários Favoritos, em que ele dividia a atenção com a rainha dos memes do Bairro do Limoeiro, mas eu queria mais. Queria um que o holofote fosse apenas dele. E não é que, após dois anos, enfim consegui o que queria? E, ainda, no formato de uma Graphic MSP.

Para quem não conhece tanto os trabalhos produzidos pela Maurício de Sousa Produções (e os lançamentos recentes), eu explico. A Graphic MSP é um selo que produz releituras voltadas para o público jovem adulto com os personagens criados pelo Maurício de Sousa, indo desde os principais (como a Mônica), os secundários (como o Jeremias e Franjinha) até os integrantes de outros núcleos dos gibis (como o Astronauta e o Piteco). Para estes materiais, o Sidney Gusman (ou Sidão, o editor chefe da MSP e criador da Graphic MSP) convida quadrinistas que não trabalham no estúdio, de várias partes do Brasil e com estilos diferentes de desenho . Até o início de 2023, após dez anos de criação do selo, foram produzidas e lançadas 37 histórias em quadrinhos, divididas entre originais e sequências, com mais de 28 artistas à frente dos projetos. Vitória, HQ focada no Xaveco, é a 38ª desta linhagem, e tem como criador principal o talentoso quadrinista Guilherme de Sousa.

Guilherme de Sousa e esposa. (Foto: Beatriz de Alcântara)

Trabalhando nesta área há mais de 10 anos, e com quase 15 trabalhos em seu portfólio, Guilherme de Sousa chamou a atenção do Sidão após o lançamento de Você não me conhece, de 2021. Com o convite para encabeçar a Graphic MSP do Xaveco em 2022, ele teve que se aprofundar no universo do personagem, o que demandou uma intensa pesquisa nas revistas da linha Turma da Mônica. Mas, após todo este processo, as ideias começaram a chegar e a história continuou a expressar, cada vez mais, uma união entre a sua forma de contar histórias e a personalidade do secundário . Ao Clube do Café da Manhã, Guilherme disse: “A coisa toda aconteceu, depois do convite, de forma muito natural. A elaboração da trama, os designs do personagem, o papel de cada um dentro da trama da graphic. E, felizmente, foi bem legal”.

Agora, lembra quando falei que, no enredo de algumas histórias, existia uma “quebra da quarta parede”, em que os personagens brincavam com os leitores sobre estarem em um gibi e quem tinha papel de destaque (ou não) nas situações?

Já nos rascunhos iniciais, Guilherme e Sidão enxergaram esta ideia para o Xaveco como uma temática chave — trocadilho intencional aqui —, como um personagem secundário que procurava pelo protagonismo em uma história. “Na graphic, a gente pega esse conceito e trabalha ele de uma forma em que o personagem se acha coadjuvante na própria vida. Na história da vida dele, entre a família dele, entre os amigos dele, então ele se sente meio excluído, se sente meio ‘carta fora do baralho’. Então, o sonho dele é conseguir se provar para todos ao seu redor. Para os amigos, para a família, mostrar que ele é uma pessoa interessante, capaz, especial.”, explicou o quadrinista. Contudo, a história do Xaveco não seria a mesma sem a participação de um núcleo super importante para ele: a família.

Uma curiosidade sobre o Xaveco diz respeito à situação de seus pais. Ele é o primeiro (e único) personagem da Turma da Mônica a ter os pais divorciados, o que é tratado de forma natural nos quadrinhos. Assim, vemos tramas que une ele ao Xavier, seu pai — ambos desastrados, mas amorosos —, com a mãe, Xarlene, irmã, Xabéu, e com a Vó Xepa, mãe do Xavier. Essas relações conduziram o Guilherme a pensar no projeto como uma comédia familiar, que englobaria todos estes personagens, sendo um dos primeiros desafios enfrentados por ele. Um dos pedidos feitos pelo Sidão a todos os autores, já perto do convite, é o foco no personagem protagonista da trama. Então, como convencer o editor chefe da MSP que seria fundamental ambientar todos estes outros seres na história, com o risco de competir a atenção com o protagonista da edição?

Crédito: Reprodução/Sidney Gusman
A estratégia do ilustrador foi mostrar ao criador do selo que, mesmo com a participação da família do Xaveco, ele ainda continuaria em primeiro plano. Quem acompanha as histórias dele há um tempo, sabe que as pessoas que coabitam com ele são importantes para definir sua figura. “Então, assim, nesse começo foi passar esse conceito e o Sidão comprar a ideia de que a gente fazer essa comédia familiar com o Xaveco no centro de toda essa trama fosse uma ideia que ia funcionar". Com a aprovação do Sidão, Guilherme sentiu-se livre para explorar toda a dimensão que envolve o personagem, criando uma história de humor mais ácido, cheia de easter eggs e referências a revistas antigas da linha.


Com o título “Vitória”, a edição foi anunciada na CCXP 2022 e lançada no evento de cultura pop Imagineland, que aconteceu em João Pessoa no último dia 28 de Julho. No painel com Guilherme Sidão, eles falaram bastante sobre a produção desta história do Xaveco, e deram até alguns spoilers sobre referências e personagens que podem estar na HQ. Boatos que uma personalidade bastante controversa da Turma da Mônica aparece em algum momento, e que alguma parte de Vitória faz ligação com Arraso, Graphic MSP da Denise. Depois disso tudo, admito que estou ansioso para ler e fazer uma resenha para vocês, topam?

Sobre futuras continuações da graphic, Guilherme anunciou que tem material, piadas e conteúdos salvos em uma pasta de computador, mas que a atenção total no momento está no lançamento desta primeira edição. Mesmo que o enredo ainda não esteja pronto, nós, fãs do Xaveco, já estamos torcendo para que ocorra essas próximas edições, hein Guilherme? Qualquer coisa, entra em contato comigo que ajudo na construção do projeto (estou brincando, mas, se quiser é sério rs).

Por fim, só tenho uma coisa a dizer: a vitória chegou. Os humilhados foram exaltados. Xaveco é PROTAGONISTA!

Sigam o @guilherme.desousa  no Instagram para acompanhar os futuros lançamentos dele, e a @mauriciodesousaproducoes para mais informações sobre outras Graphics MSP que sairão em breve.
Luiz de França
Luiz de França

Para saber mais sobre o/a autor/a, acesse a aba "Quem Somos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilha sua opinião! ♥